sexta-feira, 20 de abril de 2012

A escolha da escola e as dúvidas sobre o visto canadense



Os meus primeiros passos para viajar ao Canadá foram escolher uma escola para intercâmbio e providenciar o visto.

Como não tinha muito tempo para pesquisar, acabei optando por fechar um pacote novamente com o pessoal do meu curso de inglês (Cultura Inglesa) porque minha experiência anterior já tinha dado certo.  Daí então surgiu a minha futura escola no Canadá:  International Language Academy of Canada (ILAC - www.ilac.com).

O passo seguinte foi providenciar toda a documentação relacionada ao visto.  A princípio pensei em contratar um profissional já habituado a lidar com isso, como havia sugerido um amigo.  No entanto, achei melhor tentar primeiro sozinho consultando o site da Embaixada do Canadá no Brasil (http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/index.aspx?lang=por&view=d).  Lá acabei descobrindo o endereço do Visa Application Centre (VAC - http://www.csc-cvac.com/pt-BR/selfservice/cvac_welcome) que dá todos os detalhes para a documentação necessária.  E assim consegui fazer tudo sozinho.

Sugiro que leiam os manuais explicativos sobre como proceder ao preenchimento dos formulários para evitar confusões e principalmente para não errar na hora de tirar a foto 3,0 x 5,0 cm (http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/trv_sup_por.aspx?lang=por&view=d).  Digo isso porque há divergências dentro do próprio site sobre como se deve tirar a foto:  3,5 x 4,5 cm ou 3,0 x 5,0 cm.  Porém, o correto é 3,0 x 5,0 cm.  Descobri isso apenas na hora de entregar a documentação no VAC, mas, como sou precavido, levei os dois tamanhos de fotos comigo e não me dei mal.  Uma amiga não sabia desse detalhe e teve de tirar outra foto lá e acabou gastando mais uma graninha.

Apesar dos sites mencionados serem bastante explicativos, fiquei muito inseguro quanto à documentação e, não satisfeito, liguei para o telefone que eles indicavam e falei com um representante canadense que, com uma educação e gentileza descomunal, me deu todas as orientações pertinentes antes da minha ida ao VAC.  Se foi realmente necessário ligar?  Sim, foi importante porque ele me disse que eu deveria escrever uma carta em inglês explicando o motivo pelo qual eu desejava obter um visto de múltiplas entradas em vez de um de única entrada, o que não está explícito entre as informações que eles fornecem nas páginas da internet.

Se pretende ir uma única vez ao Canadá, solicite o visto de única entrada mesmo e poderá conseguir um visto para 6 meses (caso da minha amiga).  Se pretende voltar novamente ao país para passear ou estudar no futuro, peça o de múltiplas entradas e conseguirá um visto mais longo (meu caso, vai até a data de validade do meu passaporte em 2014).

Além disso, se você pretende fazer um intercâmbio menor do que 6 meses, precisará apenas de um visto de residente temporário.  Porém, se for ficar mais tempo, deverá solicitar um visto de estudante.

Acho que este post acabou ficando um pouquinho longo, mas achei legal colocar aqui o esclarecimento de algumas dúvidas que tive quando da solicitação do visto para que vocês não errem na hora de conseguir o de vocês.

Boa sorte!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

It's a post directed to Brazilian people explaining how did I get a visa for an exchange trip in Canada.  That's why I haven't translated it into English.  If you do think it's important to write it English, please say so.

2 comentários:

  1. Excelentes esclarecimentos! Veja se você consegue fazer com que os links possam dar acesso à página, não é muito difícil, através dos ícones à disposição. Isso fará com que os interessados em intercâmbio tenham mais facilidade.
    Espero ter ajudado.

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar colocar. Obrigado pela dica! Tô aprendendo a mexer nisso ainda. :)

      Excluir